O que acontece com você e seu bebê na primeira fase do trabalho de parto?
- Prunelli Amancio
- 25 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Antes do trabalho de parto iniciar o bebê fica naturalmente com a cabecinha dentro da pelve. O colo uterino é fechado e possui um tampão mucoso que serve de proteção contra infecções. Dentro do útero ainda está a placenta (que você pode imaginar como um guarda- chuva) que fica aderida dentro do útero e nutre o bebê através de vasos sanguíneos pelo cordão umbilical. E ainda temos a bolsa de líquido amniótico, onde o bebê fica flutuando dentro e também tem suas funções de calor e proteção contra impactos, entre outros. O colo uterino possui de 3 a 5 centímetros de espessura e ele deve afinar - apagar como falamos - e esse apagamento é feito em parte por hormônios que são liberados cerca de uma semana antes de tudo começar.
O corpo da mulher gestante normalmente apresenta contrações no pré parto, irregulares e distantes uma da outra - um falso trabalho de parto. O trabalho de parto pode começar com contrações de regulares, porém curtas e duram poucos segundos. O tempo desse primeiro estágio pode evoluir diferentemente para cada gestante, algumas podem durar meia hora e o mais longo pode levar dois ou três dias. O primeiro filho a média do período de DILATAÇÂO é de 8 a 16 horas. Independente do tempo, as contrações se tornam mais fortes, longas e próximas, o que deve acontecer para que o colo do útero dilate.
Sempre deve-se ser feito o mínimo de toque vaginal possível, o negócio é esperar... muitas expressões que a mulher faz durante o trabalho de parto, falas, sinais nos falam em que fase você está. Nem sempre é preciso ficar tocando para saber.
A fase da dilatação pode ser lenta para muitas mulheres, desgastante e cansativa, as posições verticais ajudam e muito. Na fase inicial você pode descansar e dormir entre as contrações. Ficar em um local com penumbra e tranquilo, com o mínimo de pessoas e distrações é perfeito.
Um pouco antes do início do trabalho de parto a cabeça do bebê se encaixa dentro da pelve, isso pode ocorrer também mais tarde. Á medida que o colo do útero vai contraindo, vai se abrindo - dilatando - a cabeça do bebê vai descendo e rotacionando seu corpinho para passar pela pelve da mãe. Essa descida e rotação também ajuda o colo do útero se dilatar. É um trabalho conjunto de movimentos do bebê e de hormônios do parto, as posições da mãe podem favorecer esse trabalho. O útero vai subindo e se encaixa como uma luva no corpo do bebê, enquanto ele vai descendo - lentamente - para dentro do canal vaginal.

(Balaskas, 2017) @prunelli_amancio
Comments